Bom feriado a todos!

Bem vindos de volta à escola, alunos!.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia do Indio




Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada a vida moderna.
Os índios produzem sua própria comida e esse trabalho começa assim que amanhece.   Os homens caçam e pescam.
As mulheres apanham frutos, cultivam e reparam os alimentos.  Os pratos variam, mas a mandioca e o milho são muito usados pela maioria dos povos.
São elas que vão buscar água e procurar lenha.  Hoje, em muitas aldeias também há alimentos industrializados que os índios compram com salário que recebem trabalhando fora ou com o dinheiro da venda de produtos feitos pelo grupo.  Já alguns povos vivem exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca), como os Piripikura que vivem no Mato Grosso.

As aldeias indígenas não são tão iguais.  Alguns povos  fazem aldeias circulares, com as casas ao redor da área onde acontecem as festas.  Em outras, elas ficam em fileiras ou formam um desenho de ferradura.
  até aquelas aldeias  em que todos vivem em uma única grande casa.  As moradias podem ser ovais, retangulares ou redondas.  Os materiais mais usados são os que a natureza oferece como madeira, palha e cipó, mas alguns fazem construções com tijolos.  Muitos índios vivem em casas que tem luz elétrica, som, estão matriculados em universidades estudando Medicina e Direito, por exemplo.  Já sabem  usar computador, falam português e até atuam como políticos.
Não dá para generalizar o modo de viver dos índios, porque cada grupo vive de um jeito.   Muitas pessoas se lamentam pro pensarem que os indígenas estão perdendo sua cultura por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos.  Mas os indígenas se defendem e dizem que o modo de vida de toda  sociedade se transforma com o passar do tempo e com eles, não poderia ser diferente.  O contato com outra cultura leva a adaptação.  As pessoas normalmente têm uma imagem do índio de 1500, da época da colonização, que vive na mata alheio as tecnologias.  Na verdade tudo caminhou, inclusive na comunidades indígenas.  Um índio não deixa de ser índio, porque tem carro.
Profª Deolinda - 3º A

2 comentários:

  1. Esse texto foi um trabalho de GABRYELLE BERRO TEIXEIRA do 3º ano A, da Profª Deolinda, adorei te ajudar na pesquisa filhinha, me fez voltar ao tempo de escola... mamãe te ama gata, bjs...

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver fotos dessa escola com trabalhos dos alunos ,uma escola exemplar a meu ver e tenho muito orgulho de ter dois filhos estudando com vcs Anna Eduarda 4B e Noris Henrique 1B

    ResponderExcluir